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Yamaha YZF-R1 2012 no Brasil

domingo, 31 de julho de 2011
Isaque Guanabara
A Yamaha anunciou o lançamento da versão 2012 da sua Super Esportiva, a YZF-R1.

Mais conhecida apenas por “R1″, a versão 2012 da 1000cc Super Esportiva da Yamaha traz como novidade apenas os novos grafismos e cores. No mais, continua igual ao modelo do ano anterior. Não que precise de melhorias! A R1 continua sendo referência no seleto grupo das Motos mais velozes do planeta.

Yamaha YZF-R1 2012 Vermelha Direita

A R1 tem um motor de exatas 998cc, divididos em 4 cilindros em linha com refrigeração liquida e alimentação por Injeção Eletrônica. Até aqui, nada de novo, pois esta é a receita de quase todas as motos desta categoria. Mas existe uma grande diferença entre este motor e os demais: O virabrequim.
O virabrequim Crossplane é desenhado de modo que faça os pistões se movimentar de forma diferente dentro do motor. As ignições são feitas em anglos irregulares, de 90-270-90-270 graus, diferente do tradicional 90-180-270-360. Desta forma, o comportamento do motor fica muito parecido com o de um motor V4. De fato, este virabrequim é como um motor V8 cortado ao meio. Esta configuração resultou em uma entrega de torque mais linear, deixando a Moto mais fácil de controlar e com mais força em baixa e média rotação, ao mesmo tempo entregando mais potência quando ela é mais exigida: Em alta.

Virabrequim Crossplane e pistões
Muita gente critica este virabrequim por conta do som diferente do motor. É muito mais parecido com um som de uma moto bicilíndrica do que com o ronco constante dos 4-cilindros tradicionais. Mas sem dúvida a Yamaha sabe o que faz, já que a moto é recheada de tecnologia desenvolvida no MotoGP com a sua M1.
No Brasil a moto é importada oficialmente pela Yamaha, e já pode ser encontrada em toda a rede de concessionários. O preço sugerido é de R$ 57.000,00, e as cores de 2012 são a tradicional Preta, a Azul-e-branco, e a Vermelha-e-preta com grafismos, que na minha opinião, é a mais legal.

Yamaha YZF-R1 2012 Vermelha na pista de frente

Especificações

Motor
Tipo4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (8 de admissão são de titânio), virabrequim tipo “Crosssplane”
Cilindrada998 cc
Potência máxima179,3 hp @ 12.500RPM (sem admissão forçada)
Torque máximo10,03 kgm.f @ 10.500 RPM
Combustível
AlimentaçãoInjeção eletrônica YCC-T e YCC-I
Tanque de combustível18 litros
Eletrônica
IgniçãoEletrônica transistorada
PartidaElétrica
Farois12 V, 55/60W x2
Transmissão
EmbreagemMultidisco banhada a óleo
CâmbioManual, sequencial, 6 velocidades
Transmissão finalPor corrente com O-Ring
Quadro
TipoDeltabox em alumínio
Chassis
Comprimento2.070 mm
Largura713 mm
Altura1.130 mm
Distância entre eixos1.415 mm
Caster24º
Altura do assento833 mm
Peso seco177 kg
Peso em ordem de marcha206 kg
Capacidade máxima de carga180 kg
Suspensão
DianteiraGarfo telescópico invertido de 43mm, curso 119mm com ajuste de pré-carga, compressão e retorno.
TraseiraAmortecedor único hidráulico com reservatório anexado, ajustável para baixa e alta velocidade na pré-carga, retorno e compressão.
Roda dianteiraDe liga leve, 17 polegadas
Roda traseiraDe liga leve, 17 polegadas
Pneu dianteiro120/70 ZR17 M/C, sem câmara
Pneu traseiro190/70 ZR17 M/C, sem câmara
Freio dianteiroDisco Duplo de 310mm com pinças de 6 pistões montadas radialmente.
Freio traseiroDisco simples de 220mm com pinça de 1 pistão.
CoresVermelha, Azul ou Preta
PreçoR$ 57.000,00

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