A Yamaha anunciou o lançamento da versão 2012 da sua Super Esportiva, a YZF-R1.
Mais conhecida apenas por “R1″, a versão 2012 da 1000cc Super Esportiva da Yamaha traz como novidade apenas os novos grafismos e cores. No mais, continua igual ao modelo do ano anterior. Não que precise de melhorias! A R1 continua sendo referência no seleto grupo das Motos mais velozes do planeta.
Mais conhecida apenas por “R1″, a versão 2012 da 1000cc Super Esportiva da Yamaha traz como novidade apenas os novos grafismos e cores. No mais, continua igual ao modelo do ano anterior. Não que precise de melhorias! A R1 continua sendo referência no seleto grupo das Motos mais velozes do planeta.
A R1 tem um motor de exatas 998cc, divididos em 4 cilindros em linha com refrigeração liquida e alimentação por Injeção Eletrônica. Até aqui, nada de novo, pois esta é a receita de quase todas as motos desta categoria. Mas existe uma grande diferença entre este motor e os demais: O virabrequim.
O virabrequim Crossplane é desenhado de modo que faça os pistões se movimentar de forma diferente dentro do motor. As ignições são feitas em anglos irregulares, de 90-270-90-270 graus, diferente do tradicional 90-180-270-360. Desta forma, o comportamento do motor fica muito parecido com o de um motor V4. De fato, este virabrequim é como um motor V8 cortado ao meio. Esta configuração resultou em uma entrega de torque mais linear, deixando a Moto mais fácil de controlar e com mais força em baixa e média rotação, ao mesmo tempo entregando mais potência quando ela é mais exigida: Em alta.
Muita gente critica este virabrequim por conta do som diferente do motor. É muito mais parecido com um som de uma moto bicilíndrica do que com o ronco constante dos 4-cilindros tradicionais. Mas sem dúvida a Yamaha sabe o que faz, já que a moto é recheada de tecnologia desenvolvida no MotoGP com a sua M1.
No Brasil a moto é importada oficialmente pela Yamaha, e já pode ser encontrada em toda a rede de concessionários. O preço sugerido é de R$ 57.000,00, e as cores de 2012 são a tradicional Preta, a Azul-e-branco, e a Vermelha-e-preta com grafismos, que na minha opinião, é a mais legal.
Especificações
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (8 de admissão são de titânio), virabrequim tipo “Crosssplane” |
Cilindrada | 998 cc |
Potência máxima | 179,3 hp @ 12.500RPM (sem admissão forçada) |
Torque máximo | 10,03 kgm.f @ 10.500 RPM |
Combustível | |
Alimentação | Injeção eletrônica YCC-T e YCC-I |
Tanque de combustível | 18 litros |
Eletrônica | |
Ignição | Eletrônica transistorada |
Partida | Elétrica |
Farois | 12 V, 55/60W x2 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual, sequencial, 6 velocidades |
Transmissão final | Por corrente com O-Ring |
Quadro | |
Tipo | Deltabox em alumínio |
Chassis | |
Comprimento | 2.070 mm |
Largura | 713 mm |
Altura | 1.130 mm |
Distância entre eixos | 1.415 mm |
Caster | 24º |
Altura do assento | 833 mm |
Peso seco | 177 kg |
Peso em ordem de marcha | 206 kg |
Capacidade máxima de carga | 180 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico invertido de 43mm, curso 119mm com ajuste de pré-carga, compressão e retorno. |
Traseira | Amortecedor único hidráulico com reservatório anexado, ajustável para baixa e alta velocidade na pré-carga, retorno e compressão. |
Roda dianteira | De liga leve, 17 polegadas |
Roda traseira | De liga leve, 17 polegadas |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 M/C, sem câmara |
Pneu traseiro | 190/70 ZR17 M/C, sem câmara |
Freio dianteiro | Disco Duplo de 310mm com pinças de 6 pistões montadas radialmente. |
Freio traseiro | Disco simples de 220mm com pinça de 1 pistão. |
Cores | Vermelha, Azul ou Preta |
Preço | R$ 57.000,00 |
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